Terça-feira, 13 de Julho de 2010

Voltar a confiar

A Espanha exultou merecidamente com a vitória no Mundial de Futebol. Com se escrevia no editorial do El Mundo, o país imerso numa crise económica grave precisava deste triunfo para reforçar a sua auto-estima  e orgulhar-se dos símbolos nacionais guardados há demasiado tempo no armário. Outra razão, não menos importante, para a euforia espanhola é a imagem que a selecção e o país projectaram no mundo: um grupo unido, alegre e motivado, que persegue um objectivo comum. Esta vitória – e essa é também a força do futebol – é o cimento para um novo ciclo de confiança de ‘nuestros hermanos’. E nós? A confiança é um bem escasso no Portugal de 2010. Não há memória recente de vitórias mobilizadoras nem sinais de esperança para glórias futuras. Os portugueses começam a incorporar uma dose angustiante de  incerteza nas suas decisões e expectativas. Que fundo de verdade têm os rumores sobre a falência de bancos? De quanto precisam, de facto, as instituições financeiras para se recapitalizarem? A carga fiscal voltará a aumentar no próximo ano? Podemos confiar nas agências de viagens? Quantos empregos perderá ainda a economia este ano? Quanto tempo de vida tem o Governo? É na dúvida e na incerteza que a estupidez espreita a sua oportunidade e a demagogia fervilha. O desafio é voltar a confiar.

publicado por afacevisivel às 00:07
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Berado Desconfiando da Silva a 13 de Julho de 2010 às 12:53
Sou desconfiado por natureza.Já tantas me fizeram...
E eu até vivi junto à barragem de S.Vitória (a que deram estranhamente um nome com a cor da moda da altura -o roxo).E pensava ganhar espírito de vitória.
Ma vitórias nesta terra só consegui na pesca ao "àxigâ".Davam luta mas lá os ia pescando.
Edepois ia eu vendê-los a Santa Vitória do Ameixial porque ali foi escrita uma das mais brilhantes páginas da História de Portugal.
Foi travada a 8 de Junho de 1663 a Batalha do Ameixial entre D. Sancho Manuel, conde de Vila Flor, e o exército espanhol de D. João de Áustria.
O nome da povoação evoca uma das mais importantes vitórias portuguesas de todos os tempos.
Mas ficámos por aí.
E penso que todos ficámos muito desconfiados com aquela Vitória.Até irmos ao campeonato do mundo de há dias.Com esperança...
Resultado:Eu continuo a estar desconfiado.



Comentar post

_Mais sobre mim

_Pesquisar neste blog

 

_Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
17
18

19
20
25

26
27
28
29
30


_Posts recentes

_ Casamento homossexual, ab...

_ A promoção de Vara

_ A tosta mista e patriótic...

_ Um novo milagre das rosas...

_ É tão feio mentir a um il...

_ O Dia Europeu com Marijua...

_ Continuamos no pelotão do...

_ Os demónios internos do P...

_ Um país de chefes

_ O País das Maravilhas de ...

_Arquivos

_ Setembro 2010

_ Julho 2010

_ Junho 2010

_ Maio 2010

_ Abril 2010

_ Março 2010

_ Fevereiro 2010

blogs SAPO

_subscrever feeds